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Apostar numa postura correta no ambiente de trabalho evita lesões futuras

A Ergonomia no trabalho é uma solução eficaz para os colaboradores

Publicado no dia: 19/02/2019
Apostar numa postura correta no ambiente de trabalho evita lesões futuras
Por: Talita Paes

Cotidianamente é possível ouvir alguém reclamar de dores na coluna no ambiente de trabalho. Isso acontece, em grande parte das vezes, devido a má postura e hábitos errôneos no dia a dia. Para corrigir e aliviar esses sintomas é preciso tomar alguns cuidados.

Durante o expediente é bastante comum passar longas horas sentado em frente a um computador e a postura incorreta neste caso pode ser muito prejudicial ao corpo e a saúde, podendo afetar algumas funções fundamentais, como: digestão, respiração, evacuação, ligamentos, músculos e articulações.

Se não for dada a devida atenção a esse problema as consequências podem ser ainda piores como dores na mandíbula e na região lombar ou as já conhecidas doenças como escoliose, lordose e cifose.

Antes de mais nada é preciso entender que a postura humana ideal está baseada no alinhamento de três curvaturas do corpo: a cervical (curvas do pescoço), a torácica (meio das costas) e a lombar (parte inferior das costas). Tendo isso em mente, é possível trabalhar alguns hábitos e exercícios para que manter as dores bem distantes.

Para as empresas a saúde de seu colaborador importa e, por isso, boa parte delas adotam programas de Ergonomia. A técnica que consiste em trabalhos voltados para o homem, no aspecto físico e psicológico, e ambiental (organização do ambiente de trabalho). A junção desses fatores contribui para que haja uma melhora quanto ao conforto do colaborador, previne a ocorrência de acidentes de trabalho e lesões e torna o funcionário mais saudável e produtivo.

Além disso, outras dicas para a rotina do dia a dia podem ajudar na prevenção dessas lesões.

- Quando estiver de pé: Evite andar com a cabeça abaixada, coloque os ombros para trás e o peito estufado para frente.
- Quando estiver sentado: Procure deixar a cadeira bem próxima da mesa, costas retas e apoiadas no encosto da cadeira. Manter os ombros relaxados e cotovelos apoiados na mesa em um ângulo de 90º, assim como as pernas. Os pés devem estar num apoio apropriado. Sempre que possível levantar para estivar o corpo.
- Quando abaixar: O ideal é flexionar e apoiar os joelhos no chão e manter ao máximo o alinhamento da coluna.
 

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