SIGA-NOS
Formulário de Contato
Blog

Blog

Vida saudável pode ajudar a prevenir câncer de próstata

Mês de combate à doença que afeta cerca de 68 mil homens por ano no país

Publicado no dia: 30/11/2018
Vida saudável pode ajudar a prevenir câncer de próstata
Por Talita Paes

Hoje, o câncer de próstata perde somente para o de pele não melanoma entre o mais comum no sexo masculino. Estimativas mostram que cerca de 68 mil homens recebem o diagnóstico de tumor na próstata por ano no Brasil.

A enfermeira Katia, da equipe B2Corp, explica em suas palestras informativas sobre o tema o que é este tipo de câncer. “A próstata é uma glândula responsável pela produção de sêmen, ela fica localizada logo abaixo da bexiga e envolve a uretra.  O câncer de próstata é o crescimento celular atípico da próstata resultando em aumento de tamanho da mesma. É um câncer maligno, ou seja, com capacidade de atingir outros órgãos da região.”

Apesar do alto índice de mortalidade, quando detectado precocemente, as chances de cura e controle da doença chegam a 90%. Por essa razão, é muito importante realizar os exames periódicos, que são: PSA, exame de sangue que detecta a enzima prostática no sangue ou o de toque retal, necessário para detectar alteração de tamanho e textura da próstata.

Confira no infográfico abaixo alguns fatores de riscos que devem ser levados em consideração:


Katia destaca alguns sintomas recorrentes do câncer de próstata: Dor ou dificuldade para urinar, sangue na urina, diminuição da força do jato urinário, dificuldade de ereção e atividade sexual. Caso seja diagnosticado o câncer, os tratamentos mais comuns são: quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

Hábitos que ajudam a evitar o câncer de próstata

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, podem ajudar a diminuir o risco de câncer, além disso, é recomendado fazer atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Deixe o seu comentário

0Comentários

« Voltar